Quer confessar-se e não sabe onde? Agora já há uma app
Se há área onde é consensual que a Igreja Católica tem demonstrado abertura, essa é a das novas tecnologias. Há menos de dois meses, o Papa Francisco recebeu no Vaticano o (judeu) fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, numa audiência privada onde discutiram formas de usar as novas tecnologias para promover o espírito comunitário, combater a pobreza ou levar esperança às populações.
Agora, um padre católico espanhol acaba de encontrar mais uma utilização para as novas tecnologias, desenvolvendo uma aplicação que resolve um problema prático dos fiéis: encontrar, em tempo real, um padre disposto a confessá-los à hora que mais precisarem.
O ConfesorGO, baseado nos mesmos princípios das aplicações que atualmente nos permitem encontrar uma farmácia de serviço ou um restaurante, recorre à tecnologia de localização por GPS, permitindo não só localizar um confessionário de uma igreja cujo sacerdote esteja presente a determinada altura do dia como confessores dispostos a ouvir os pecados dos crentes em qualquer local, mesmo em plena rua.
"Quando um sacerdote [inscrito na plataforma] considerar existir causa justa para confessar em locais públicos, Confesor GO também estará informado da sua lo-calização exata", explica o site www.confesorgo.com, que tem o apoio da paróquia de los Santos Inocentes, em Madrid.
Foto incluída
A app não se limita a fazer a ponte entre confessor e crente. Num conceito de confiança, também semelhante ao que existe em algumas plataformas, nomeadamente as de mobilidade e de aluguer temporário de apartamentos, o católico que aderir a este sistema poderá também ter acesso a informações sobre os sacerdotes que o poderão confessar, tais como o nome, idade e ano de ordenação, além das indicações de como chegar ao local onde se encontra o padre a ouvir confissões. Caso este local seja na via pública, é também facultada uma fotografia do sacerdote, para que este seja reconhecido.
Para já, não consta que esteja em cima da mesa a inclusão de um sistema de feedback entre as partes.
Esta não é a primeira aplicação do género a ser criada. Nos Estados Unidos já existe, desde dezembro de 2015, uma app, exclusiva para dispositivos da Apple, associada à Igreja Católica Romana chamada My Confessor. A aplicação também permite encontrar um confessor em tempo real mas não inclui a opção de confissão na via pública agora sugerida. Em contrapartida, tem alguns extras, como a possibilidade de aceder aos dez mandamentos, para um "exame de consciência" de última hora.