Quem é o ator mais rentável de Hollywood?
Por cada euro que recebeu de salário, Chris Evans gerou 127,63 euros. As contas foram feitas pela Forbes, que atribuiu ao ator norte-americano o título da personalidade de Hollywood mais rentável em 2016.
O intérprete de Capitão América - Guerra Civil, filme que teve um orçamento de 234 milhões de euros e faturou 1,08 mil milhões, ocupa a primeira posição pelo segundo ano consecutivo: em 2015, por cada euro que recebeu, deu à indústria 170,78 euros.
Os cálculos realizados pela revista norte-americana de economia e negócios comparou as estimativas de salários pagos aos atores com as receitas de bilheteira dos filmes que interpretaram entre junho de 2015 e junho passado. De fora ficaram as participações secundárias e em formatos de animação e ainda os títulos cinematográficos que não tenham sido exibidos em pelo menos duas mil salas de cinema.
Não será de estranhar o caso de Chris Evans, de 35 anos, se se tiver em conta que Capitão América - Guerra Civil, estreado em abril em terras de Tio Sam, foi o primeiro filme de 2016 a arrecadar 375 milhões de dólares em receitas só nos Estados Unidos. É o terceiro título da saga produzida pela Marvel e com a dupla Anthony Russo e Joe Russo na realização, que tem conquistado fãs desde Capitão América - O Primeiro Vingador, lançado em 2011. Este alcançou na altura uma receita de 347 milhões de euros, enquanto o segundo filme - Capitão América - O Soldado do Inverno, de 2014 - rendeu 670 milhões.
Chris Pratt, que há um ano não integrou este top 10, ficou agora na segunda posição. O ator norte-americano, que entrou no filme Os Sete Magníficos, de Antoine Fuqua, ao lado de Denzel Washington, rendeu à indústria de Hollywood 117,86 euros por cada euro que lhe foi pago em 2016.
Segue-se Scarlett Johansson, que contracenou com Chris Evans em Capitão América - Guerra Civil, a atriz Mila Kunis, que desceu da segunda para a quarta posição, e Vin Diesel, que subiu da sétima para a quinta. Jennifer Aniston, Ben Affleck, Robert Downey J. e, em último, a dupla Matt Damon e Jennifer Lawrence completam a lista dos dez artistas mais valiosos. De 2015 para agora, fica a notar-se a ausência de Dwayne "The Rock" Johnson, Mark Wahlberg, Chris Hemsworth, Emma Stone e Gwyneth Paltrow, todos eles na tabela referente a 2015.
Já Depp é o menos valioso
A informação foi divulgada pela Forbes uma semana depois de a publicação ter eleito Johnny Depp (também pelo segundo ano seguido) como o ator menos lucrativo de Hollywood. Neste caso, o ator de 53 anos, que neste ano protagonizou os filmes Black Mass e Mortdecai e participou em Alice Através do Espelho, partilha o top 3 com Will Smith e Channing Tatum. Com apenas 2,6 euros por cada euro investido, a Forbes justifica que para este valor muito pesou o fraco desempenho nas bilheteiras dos recentes filmes do norte-americano, com o conjunto das longas-metragens examinadas a terem receitas totais de 416 milhões de euros.
Nesta lista dos "atores demasiado bem pagos" estão ainda Will Smith, com um coeficiente de 4,65 euros recebidos por cada um gasto, e Channing Tatum, que atingiu os 5,58 euros por euro investido. A Forbes contemplou ainda, entre estes dez nomes, Will Ferrell, George Clooney, Adam Sandler, Mark Wahlberg, Leonardo DiCaprio e Julia Roberts, por ordem crescente de maior proveito para os estúdios.