Queen e Adam Lambert, os primeiros no Rock in Rio
São a primeira confirmação oficial para a sétima edição do Rock in Rio, em Portugal: os Queen, com Adam Lambert, atuam no primeiro dia do festival, a 20 de maio.
É a segunda vez para os Queen, a primeira para Adam Lambert. Prevê-se um alinhamento muito semelhante ao que tocaram em setebro no Rock in Rio, assinalando os 30 anos do primeiro espectáculo da banda no festival.
O repertório escolhido pela nova formação (sem o baixista John Deacon) foi muito semelhante ao que a banda tocou na primeira edição do Rock in Rio Brasil. E é uma coleção de hits: Another one Bites the Dust, I Want to Break Free, Somebody to Love, Love of My Life, I Want it All, Radio Ga Ga, The Show Must Go On, Bohemian Rhapsody. We Will Rock You ou We Are the Champions.
"Freddie Mercury conduziu um autêntico coro enquanto o público cantava Love of My Life", relembrou Roberto Medina, fundador e presidente do Rock in Rio, em comunicado. A organização estima que 250 mil pessoas viram o concerto, a 11 de janeiro. Repetiram o espectáculo no dia 18 de janeiro para idêntico número de pessoas. Em 2015, 85 mil pessoas foram ouvir a nova formação.
Veja aqui a versão de Adam Lambert de "Somebody to Love" no Rock in Rio:
[youtube:vb332kqr_XM]
Sem a sua voz fundadora (Mercury morreu em 1991), Brian May e Roger Taylor procuraram novas vozes, e Adam Lambert sucede a Paul Rodgers.
O encontro com o atual vocalista aconteceu em 2009 quando os fundadores dos Queen participaram na final do concurso norte-americano American Idol. Lambert era um dos finalistas e cantou We Are the Champions. No concerto, a banda toca Ghost Town, um tema do seu percurso a solo. Queen + Adam Lambert, como se autodenominam, fizeram uma digressão de 24 dias pelos EUA em 2012 e 2013.
Ao concerto no Brasil (cujo cartaz incluía Metallica, Rod Stewart, Elton John, Seal, System of A Down, Queens of Stone Age, Slipknot, Faith no More, Rihannam, Sam Smith, Katy Perry e A-Ha), segue-se a presença em Portugal.
O Rock in Rio realiza-se nos dias 20 e 21, 26, 27 e 28 de maio, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Em Lisboa terminam as comemorações dos 30 anos do festival.