Queda de audiências da CNN atinge novo máximo
A CNN continua a perder quota de mercado nos EUA, num declínio que já vem dos últimos anos. Na semana passada, o canal informativo conquistou apenas 67 mil espectadores no horário nobre, na faixa etária adulta (25-54 anos), o valor mais baixo desde o verão de 2012. Números dececionantes quando comparados com os das suas duas maiores rivais, a MSNBC (127 mil espectadores) e a líder Fox News (396 mil pessoas).
Agora que outubro chegou ao fim, as contas mensais também não são animadoras. A CNN fechou o mês com uma média de 576 mil espectadores em horário nobre, o que representou uma perda de 45% face às audiências conquistadas pelo canal fundado por Ted Turner no período homólogo de 2012.
Alguns especialistas apontam como causa a isenção partidária, que é mais sentida neste canal do que, por exemplo, numa Fox News, mais ligada ao Partido Republicano, e numa MSNBC, mais democrata.
"O problema tem que ver com a identidade da marca. Os espectadores da Fox News e da MSNBC, quer sejam de esquerda ou de direita, sentem uma afinidade que funciona como âncora. A CNN, com a sua intenção de se manter imparcial politicamente, ainda não encontrou forma de agradar a todos", diz Dylan Byers, especialista de TV no site Politico. "A cultura de TV por cabo nos EUA, que nos últimos anos se tem verificado muito direcionada politicamente, não tem sido boa para a CNN", concorda Keach Hagey, do Wall Street Journal.