Paralímpicos mais rápidos que campeões olímpicos
O argelino Abdellatif Baka venceu a medalha de ouro este domingo ao conseguir acabar a prova em 3:48.29, aproximadamente menos dois segundos que o norte-americano Matthew Centrowitz - medalha de ouro no Rio2016 -, que a completou em 3:50.00.
Baka quebrou ainda um recorde mundial a fazê-lo, enquanto Centrowitz foi 24 segundos mais lento do que o último recordista dos Jogos Olímpicos nesta prova, segundo o jornal ABC.
Mas a prestação de Abdellatif Baka não foi a única a mostrar a garra dos paralímpicos. Também foram mais rápidos Tamiru Demisse, da Etiópia, que acabou em 3:48.59, Henry Kirwa, do Quénia, que percorreu os 1500 metros em 3:49.59 e Fouad Baka, também da Argélia, que completou a prova em 3:49.84.
[youtube:j55N4ACT_1s]
Tendo em conta apenas estes resultados, caso os cinco atletas tivessem corrido na mesma prova, Matthew Centrowitz, que ganhou o ouro olímpico, teria ficado em quinto lugar.
Os atletas paralímpicos participavam na corrida na categoria T13, porque sofrem de incapacidade visual ao mais baixo nível.