Quase dois mil condutores em excesso de velocidade
Em comunicado, o comando-geral da Guarda Nacional Republicana adianta que durante a operação "Mercúrio", que decorreu em todo o país no sábado e domingo, a GNR controlou 80.737 veículos, dos quais 1.922 estavam em excesso de velocidade.
A operação "Mercúrio" envolveu 582 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que realizaram durante o fim de semana 261 ações de fiscalização com o objetivo de controlar a velocidade.
A GNR registou ainda no fim de semana 324 acidentes, menos 80 do que na operação realizada em igual período de 2012, que provocaram três mortos, seis feridos graves e 85 feridos ligeiros.
Segundo aquela força de segurança, as vítimas mortais resultaram de acidentes com despistes por causa do piso molhado no momento do desastre.
A corporação diz ainda que no primeiro dia da operação, no sábado, as ações de fiscalização de controlo da velocidade foram sobretudo direcionadas para as autoestradas e itinerários principais e complementares, enquanto no domingo incidiram nas estradas nacionais e vias situadas no interior das localidades.