Quantas vezes é entoado o hino nacional nas cerimónias?

"A Portuguesa" é entoada seis vezes durante as cerimónias da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como presidente.
Publicado a
Atualizado a

Até às 13:00, o hino nacional foi entoado cinco vezes durante as cerimónias de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como presidente da República. À noite, já na câmara municipal de Lisboa, ouvir-se-á outra vez, pela voz de Mariza.

Eram cerca de 9:45 quando se ouviu "A Portuguesa" pela primeira vez. Estávamos na Assembleia da República, o presidente eleito já tinha chegado há cerca de 10 minutos. Após a chegada do presidente cessante, Aníbal Cavaco Silva, ouve-se o hino nacional durante as honras militares, imediatamente antes da revista à Guarda de Honra.

Entre as 10:00 e as 11:00 ouve-se o hino mais uma vez, imediatamente depois de Marcelo fazer o juramento sobre a Constituição e da salva de 21 tiros e antes da leitura do auto de posse.

Depois das 11:00, mais uma vez, após os discursos de Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, e de Marcelo, já como presidente.

Pelas 12:15, à entrada do palácio de São Bento, acontecem as honras militares pelos três ramos das Forças Armadas, nas quais se ouve uma vez mais "A Portuguesa".

Perto das 13:00, já na Praça Afonso de Albuquerque, junto ao Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa volta a ouvir o hino.

Segundo o programa das cerimónias da tomada de posse, só depois das 20:00, quando o presidente assomar à janela dos Paços do Concelho de Lisboa, o hino será de novo entoado. Desta feita, pela fadista Mariza.

As cerimónias tiveram início às 9:00 e prolongar-se-ão até depois das 21:00, visto que o dia encerra com um espetáculo musical na Praça do Município, em que atuarão José Cid, Paulo de Carvalho, Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt