No dia 16 de agosto de 1926, o Diário de Notícias dava conta de um acontecimento importante para a região de Lisboa: a eletrificação da linha férrea de Cascais, que as populações à beira-Tejo receberam em festa. Passaram 94 anos e hoje esta linha transporta milhares de passageiros diariamente e aguarda trabalhos de modernização..Foi uma inauguração com pompa e circunstância, que até teve direito a banquete, onde foram "vitoriados" os responsáveis por tamanha façanha.."O comboio inaugural - contava o DN num extenso artigo na primeira página - que partiu do Cais do Sodré às 11 horas e meia da manhã com muitas dezenas de convidados fez todo o percurso", sendo saudado à sua passagem pelo povo "ansioso e entusiástico".."O comboio oficial com que se inaugurou a tração elétrica no caminho-de-ferro da beira-Tejo foi aclamado em todas as estações", contava ainda o DN..Afinal, estavam a assistir a um grande avanço para uma linha ferroviária que tinha sido inaugurada em 1889, de início ligando Cascais a Pedrouços e mais tarde chegando ao Cais do Sodré..Mas a linha envelheceu e aguarda-se a sua ligação à restante rede ferroviária nacional - o que deverá acontecer nesta década de 2020, ao abrigo do programa de fundos comunitários Portugal 2030..A Linha de Cascais opera com comboios que circulam há mais de 50 e 60 anos e que funcionam com corrente elétrica diferente face às restantes linhas portuguesas. Por causa disso, não pode funcionar com o material utilizado nos restantes serviços da CP.
No dia 16 de agosto de 1926, o Diário de Notícias dava conta de um acontecimento importante para a região de Lisboa: a eletrificação da linha férrea de Cascais, que as populações à beira-Tejo receberam em festa. Passaram 94 anos e hoje esta linha transporta milhares de passageiros diariamente e aguarda trabalhos de modernização..Foi uma inauguração com pompa e circunstância, que até teve direito a banquete, onde foram "vitoriados" os responsáveis por tamanha façanha.."O comboio inaugural - contava o DN num extenso artigo na primeira página - que partiu do Cais do Sodré às 11 horas e meia da manhã com muitas dezenas de convidados fez todo o percurso", sendo saudado à sua passagem pelo povo "ansioso e entusiástico".."O comboio oficial com que se inaugurou a tração elétrica no caminho-de-ferro da beira-Tejo foi aclamado em todas as estações", contava ainda o DN..Afinal, estavam a assistir a um grande avanço para uma linha ferroviária que tinha sido inaugurada em 1889, de início ligando Cascais a Pedrouços e mais tarde chegando ao Cais do Sodré..Mas a linha envelheceu e aguarda-se a sua ligação à restante rede ferroviária nacional - o que deverá acontecer nesta década de 2020, ao abrigo do programa de fundos comunitários Portugal 2030..A Linha de Cascais opera com comboios que circulam há mais de 50 e 60 anos e que funcionam com corrente elétrica diferente face às restantes linhas portuguesas. Por causa disso, não pode funcionar com o material utilizado nos restantes serviços da CP.