Quando a internet vai abaixo sempre à mesma hora e uma televisão velha é a culpada
Todos os dias, às sete da manhã, os habitantes da aldeia galesa Aberhosan ficavam sem acesso à internet. Sempre àquela hora, as dificuldades de conexão faziam-se sentir sem se perceber o que estaria por detrás do problema. O mistério durou 18 meses. E tudo por causa de uma velha televisão.
Engenheiros de telecomunicações foram chamados a intervir, mas o problema teimava em persistir em toda a aldeia do condado de Powys, no País de Gales, e sempre a partir das 07.00.
Chegaram a mudar os cabos da rede que fornecia o sinal de banda larga a Aberhosan, mas à mesma hora, impretivelmente, a internet ia abaixo e toda a aldeia ficava desconectada do mundo.
"O facto de não conseguirmos solucionar a falha deixou-nos frustrados, mas estávamos determinados a ir ao fundo da questão", afirmou o engenheiro Michael Jone ao Daily Post.
Usaram um aparelho de monitorização e descobriraram que a interferência elétrica de uma velha televisão estava na origem do problema, que já durava há mais de um ano.
Percorreram a aldeia com um monitor de espectro, Spectrum Analyzer, e quando passaram junto a uma casa detetaram a interferência de uma TV em segunda mão.
"Caminhámos para cima e para baixo na aldeia sob chuva torrencial", recorda o engenheiro. "E às 07.00, como um relógio, aconteceu! O nosso dispositivo detetou uma grande explosão de interferência elétrica na aldeia."
Os proprietários da casa, que preferiram não ser identificados, ficaram "mortificados" quando souberam que o seu aparelho era o responsável pela falha diária de internet na aldeia. O casal que habita na casa garantiu que nunca mais iria ligar aquela TV.
Desde que a televisão em segunda mão deixou de ser usada, os habitantes desta aldeia deixaram de ter problemas com o acesso à internet. O sinal de banda larga não tem registado falhas desde que foi descoberto o mistério.
Suzanne Rutherford, engenheira-chefe da Openreach no País de Gales, explica que qualquer aparelho com componentes elétricos, desde luzes de exterior a micro-ondas, pode ter impacto nas redes de banda larga.
"Aconselhamos as pessoas a verificar se os aparelhos elétricos que têm em casa estão certificados" e respeitam os regulamentos britânicos, aconselhou Suzanne Rutherford, engenheira-chefe da Openreach. A situação "infelizmente não é tão rara quanto as pessoas podem pensar", disse, em tom de aviso.