Como sobreviver num mercado onde a volatilidade é uma constante da vida? Vivemos tempos cada vez mais curtos de ordem e previsibilidade que são abalados por períodos de caos, onde a palavra imprevisibilidade é introduzida por eventos de natureza global como a pandemia, a guerra na Ucrânia ou a mais recentemente inflação e a subida das taxas de juro. Os mercados tremem, ressentem-se e a incerteza instala-se..Que respostas existem no mercado para fazer face a estes acontecimentos e introduzir alguma ordem e estabilidade, mas, ao mesmo tempo inovação e renovação? As oportunidades de investimento existem. Há, pelo menos, uma resposta comprovadamente adequada entre duas realidades igualmente válidas..Tanto a crise como a estabilidade oferecem diversos desafios e oportunidades únicos, contudo isso não é nenhuma novidade. Mudanças abruptas convidam à inventividade, à vontade de inovar e pensar fora da caixa, principalmente num mercado como o do luxo..É fundamental começarmos a desconstruir o estereótipo de que o mercado do luxo se limita a uma questão de mero status. Precisamos de cessar com a ideia de medo e receio que existe associada a este mercado. Mas, acima de tudo, é essencial reconhecer que, no nosso quotidiano, a aposta neste mercado é uma das decisões mais seguras que podemos tomar..Se dúvidas do que aqui escrevo existissem, o estudo realizado pela Bain & Company veio dissipá-las. É esperado que o mercado do luxo ultrapasse, pela primeira vez, a barreira dos 300 mil milhões de euros. Um dado que não só comprova a importância do mercado, como também onde poderá estar a chave do sucesso, uma vez que além de ser um promotor de qualidade, o luxo consegue ser estável no meio de um mundo totalmente instável..Sei que esta afirmação parece algo confusa, porém, não deixa de ser uma realidade. Mas façamos um exercício concreto. Imaginemos que compramos um Rolex. O primeiro pensamento que vem à cabeça das pessoas? Status, luxo, qualidade. Porém, quem.compra um relógio destes pode perfeitamente encará-lo como um investimento. E, é aqui, que reside a essência deste mercado: o olhar do ponto de vista do investidor..Sabemos que aquando da compra de um produto desta magnitude, qualidade e exclusividade são requisitos essenciais. No entanto, também temos consciência que podem ser ainda mais exclusivos e valorizados, num momento futuro..Para termos noção, no ano passado, segundo a revista Forbes, produtos de luxo como relógios superaram as criptomoedas, a banca ou o ouro. Marcas como a Channel, no primeiro trimestre, valorizaram cerca de 15%, enquanto a Bitcoin desvalorizou cerca de 60%..Até quando vamos restringir o mercado do luxo a uma questão de Status? Até quando vamos ignorar o facto de o mercado do luxo ser mais lucrativo que o das criptomoedas, por exemplo?.Diariamente deparamo-nos com uma quantidade exorbitante de notícias sobre mercados como este, mas poucas vezes vemos alguém a falar sobre o mercado do luxo e nas oportunidades que o mesmo origina. É um mundo repleto de oportunidades e desafios que não pode, nunca, ser ignorado, muito menos no panorama atual..GMS Store