Puigdemont não vai esconder-se na Bélgica, diz advogado
Carles Puigdemont não fugiu de Espanha e não tem intenção de se esconder na Bélgica, disse na terça-feira de manhã o seu conselheiero jurídico Paul Bekaert. Em entrevista na Radio 1, da cadeia pública flamenga VRT, o advogado confirmou que o líder separatista catalão vai falar mais tarde, sem no entanto dar mais pormenores.
Na segunda-feira, o presidente da Generalitat destituído Carles Puigdemont procurou os serviços do advogado belga Paul Bekaert. Este confirmou que ambos discutiram "estratégia", mas não confirmou a informação de que o catalão planeia candidatar-se ao asilo político na Bélgica. "Nós mantemos todas as opções abertas e estudamos todas as hipóteses. Temos tempo."
O advogado especializado em direitos humanos reconhece que seria difícil para Carles Puigdemont obter asilo na Bélgica. "Nós podemos pedir, mas conseguir é outra história". Bekaert já pediu asilo político para clientes bascos, mas sem sucesso.
"Por enquanto, é apenas um cidadão europeu que veio a Bruxelas", diz Bekaert. "Ele pode ter intenções políticas ao dirigir-se à capital da Europa, mas é muito cedo para falar de um incidente diplomático. Embora a Espanha seja muito suscetível sobre o assunto, isso eu posso testemunhar."
Bekaert confirmou que Puigdemont vai falar publicamente hoje. "Não sei o que vai dizer, eu sou o seu conselheiro jurídico, e não o seu porta-voz."