Publicidade de "Narcos" causa polémica. Até governo colombiano já se meteu

Imagem no centro de Madrid mostra o protagonista da série e a mensagem "Oh, branco Natal".
Publicado a
Atualizado a

A campanha publicitária da série "Narcos" está a gerar polémica em Espanha e até já chegou à política, com o governo colombiano e a presidente de uma comissão do parlamento espanhola pedir a retirada de um cartaz colocado na Porta do Sol, uma das praças mais movimentadas e turísticas de Madrid.

O cartaz mostra o protagonista da série sobre o barão da droga Pablo Escobar e a mensagem "Oh, branco Natal". Um jogo de palavras que faz referência à neve associada à época natalícia, mas também à cocaína negociada pelo fundador do cartel de Medellín.

[twitter:808080721512460292]

Além da polémica nas redes sociais, com alguns a elogiar a ousadia e a criatividade e outros a censurar a provocação, a imagem gerou mal estar no meio político.

[twitter:804473198075121665]

A presidente de uma comissão do parlamento espanhol exigiu hoje a retirada imediata dos cartazes publicitários da série. Carmen Quintanilla, presidente da Comissão-mista para o Estudo dos Problemas das Drogas, declarou aos jornalistas que apoiava o Governo colombiano, cuja ministra dos Negócios Estrangeiros, María Ángela Holguín, tinha pedido a retirada do cartaz situado na Porta do Sol, praça no centro de Madrid, pela imagem negativa que podia dar da Colômbia.

"Sem dúvida, damos o nosso apoio total ao Governo da Colômbia, que manifestou à comunidade internacional a sua aposta pela paz e a luta contra o tráfico de drogas", disse a presidente da comissão-mista parlamentar, citada pela agência espanhola Efe.

Quintanilla avisou que "um traficante de drogas nunca pode ser um herói" e que "não pode valer tudo", tendo rejeitado que a plataforma de vídeo pela internet Netflix possa falar de "branco Natal" para anunciar a série "Narcos".

A presidente da Comissão-mista, que também é deputada do Partido Popular (direita) recordou que, "na gíria da droga, a cocaína é chamada de neve" e sublinhou que "o Natal é branco porque é tempo de encontros, é tempo de paz e é tempo, especialmente, de encontros na intimidade das famílias, não só espanholas, mas também da comunidade internacional".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt