PSP vai encerrar esquadras para melhorar dispositivo
"Este trabalho não tem preocupações economicistas", disse Miguel Macedo, na cerimónia que assinalou o 147.º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), que decorreu em Sintra.
No seu discurso, o ministro falou das alterações que estão em curso no Cometlis, considerando que a reestruturação pretende "melhorar o dispositivo num território vasto e povoado".
Para o Comando Metropolitano de Lisboa, a PSP propõe o encerramento de 11 esquadras e a abertura de dois Serviços de Atendimento Partilhado e de Policiamento de Proximidade (SAPPP).
Segundo Miguel Macedo, as alterações em curso no COMETLIS têm como objetivo adequar a cobertura policial ao território, acessibilidade das populações e condições operacionais.
O ministro sublinhou também que, atualmente, na zona de Lisboa, há "uma divisão policial desequilibrada", esquadras que estão "a 600 e 700 metros uma das outras" e com excesso de pessoal em funções administrativas, possibilitando esta reforma libertar agentes para o policiamento.
Miguel Macedo referiu ainda que o Governo quer continuar a investir no melhoramento das instalações das forças de segurança, estando em curso 50 obras na PSP e GNR.