PSD: Decisão é importante mas regresso aos mercados depende de nós

O PSD considerou hoje "importante" a decisão do BCE de comprar dívida soberana de países da Zona Euro, mas defendeu que o regresso de Portugal aos mercados depende do cumprimento do seu programa de ajustamento.
Publicado a
Atualizado a

Esta posição foi transmitida à agência Lusa pelo coordenador da Comissão Política Nacional do PSD, Jorge Moreira da Silva, numa reação ao programa de aquisição de obrigações de dívida soberana de países da Zona Euro anunciado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

Em nome dos sociais-democratas, Jorge Moreira da Silva considerou que é "um passo importante no processo de construção europeia" e "uma decisão que, estabilizando a Zona Euro, tem vantagens para todos os países e, nesse sentido, é também positiva para Portugal".

Mas sublinhou que a decisão do BCE "não substitui o papel central do cumprimento dos programas de ajustamento dos países europeus".

No seu entender, "não é verdade que com esta decisão esteja garantido o regresso de Portugal aos mercados em 2013", assim como "não foi a incapacidade do BCE que levou Portugal à necessidade de pedir ajuda externa, foram as políticas erradas ao nível da consolidação orçamental".

"O regresso aos mercados depende de nós, depende da nossa capacidade de continuar a cumprir os compromissos do nosso programa de ajustamento, nas suas componentes de consolidação orçamental e de reformas estruturais", defendeu.

O coordenador da Comissão Política Nacional do PSD sustentou que o desempenho de Portugal "tem vindo a ser reconhecido" e referiu que "as taxas de juro têm vindo a descer de uma forma constante, para valores inferiores aos do resgate".

Jorge Moreira da Silva frisou que "a redução do risco de incumprimento tem sido verificada de uma forma notável nos últimos meses".

"Essa é a melhor garantia de que Portugal poderá regressar aos mercados nas melhores condições", acrescentou, insistindo que "o que é decisivo é a ação de Portugal enquanto Estado capaz de cumprir os seus compromissos".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt