PSD volta a propor auditoria externa ao Banif
O PSD anunciou esta quarta-feira a apresentação de um requerimento, para ser "apreciado com caráter de urgência", para que seja realizada auditoria externa independente à gestão do Banif, funcionando em paralelo com os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI), que tomou posse esta tarde.
Logo na sessão formal de tomada de posse, em que o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, desejou um "excelente trabalho" aos deputados, o coordenador dos sociais-democratas na CPI, Carlos Abreu Amorim, anunciou a iniciativa, na sequência de outra proposta para o mesmo efeito que a bancada "laranja" já tinha tido, nessa ocasião em plenário, que acabou chumbada pela esquerda parlamentar a 22 de janeiro.
Os parlamentares do PSD pedem que "seja promovido com caráter de urgência uma auditoria externa e independente à gestão do Banif, à evolução do valor do banco e às medidas de recapitalização pelo Estado em janeiro de 2013, assim como à resolução do banco e à venda da respetiva atividade ao Santander Totta".
Resta agora saber como reagirão as forças de esquerda, até porque o BE já tinha dito que também iria propor essa auditoria, embora como o DN escreveu na edição desta quarta-feira, não haja a intenção de esvaziar a CPI.
Na tomada de posse, ficou ainda a saber-se que o socialista Filipe Neto Brandão será o primeiro vice-presidente da comissão - o social-democrata Luís Marques, já se sabia, será o outro "vice" -, bem como o nome do coordenador do PS nos trabalhos que se vão prolongar por 120 dias. A escolha recaiu sobre João Galamba, porta-voz do partido.
[artigo:4946773]