PSD pede estudo sobre redução do número de deputados

A Comissão Política Nacional do PSD pediu a elaboração de um estudo técnico para preparar um anteprojecto de lei de reforma do sistema eleitoral, que reduza o número de deputados e permita o voto alternativo.
Publicado a
Atualizado a

Em conferência de imprensa, na sede nacional social democrata, em Lisboa, o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, adiantou que esse estudo foi pedido a uma equipa coordenada pelo professor universitário de ciência política Manuel Meirinho.

"O PSD deixa aqui um apelo ao PS para que, nesta matéria, seja capaz de dar provas de responsabilidade e renova a sua disponibilidade para um diálogo aprofundado sobre a questão, por forma a abrir caminho à revisão, de que Portugal precisa, da lei eleitoral [para a Assembleia da República]", afirmou Miguel Relvas.

Questionado pelos jornalistas, Miguel Relvas disse que "ainda não foi marcada" a reunião sugerida pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, com o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, para discutir a reforma do sistema político.

"Aguardamos que a marque. Além de uma questão política, é também uma questão de educação. O senhor ministro disse que estava disponível, que iria marcar a reunião. Ainda não foi marcada, portanto, aguardamos que o faça", acrescentou.

Miguel Relvas escusou-se a indicar qual o número ideal de deputados para o PSD, lembrado que esta matéria "carece de uma aprovação de dois terços, portanto, estará sempre dependente de um entendimento com o PS".

Se o PS tivesse "a ousadia de apresentar um projecto sobre esta matéria, que já vimos que não vai acontecer, também careceria do apoio do PSD", referiu. "Aguardamos pela disponibilidade do PS para se poder encontrar um entendimento", completou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt