PSD atento à questão do metro do Porto
O deputado social-democrata afirmou aos jornalistas esta segunda-feira, no final de uma reunião com o Conselho Metropolitano do Porto que está menos preocupado devido aos "compromissos assumidos pelo Governo".
Na semana passada, depois de se reunir com a administração da Metro do Porto, Virgílio Macedo apelou ao Governo para que lance "o mais depressa possível" o concurso internacional para a sua concessão por forma a "salvaguardar o interesse dos contribuintes".
Em causa está um diferendo que opõe a transportadora e a empresa responsável pela operação do metro relativamente à interpretação dos incentivos do atual contrato de subconcessão, que faz com que a Prometro deva mais de 20 milhões de euros à Metro do Porto.
O ministro da Economia, Pires de Lima, já veio dizer que até ao final do mês deverá ser lançado o concurso público internacional para esta concessão. Na ocasião, o deputado defendeu ainda um tratamento igualitário entre todas as empresas de transporte público, como assegurou o secretário de Estado dos Transportes Públicos no próprio dia.
Para Virgílio Macedo, "o Governo está a fazer todos os esforços possíveis para que o contrato [de concessão da Metro] seja lançado o mais breve possível"."O importante é que o interesse dos contribuintes seja devidamente salvaguardado. Existem condições políticas para que isso aconteça", sublinhou.
O social-democrata disse mesmo estar agora "convicto" de que, "independentemente de haver um prolongamento de um ou dois meses, o interesse dos contribuintes irá ser devidamente salvaguardado".