PS e PSOE com candidato comum à Comissão Europeia
A posição comum consta de uma declaração conjunta que saiu do encontro desta manhã entre António José Seguro e líder dos socialistas espanhóis Alfredo Rubalcaba, em Lisboa.
A candidatura comum tem como "fim de tornar visível junto dos cidadãos a existência de um verdadeiro projeto social-democrata europeu", lê-se no comunicado. "Pela primeira vez na sua história o PS adotou a opção federalista como desígnio europeu."
Durante o encontro que se prolongou por mais de uma hora e meia, Rubalcaba deu ainda o apoio à proposta do PS para anexar um protocolo adicional ao Pacto Orçamental da União Europeia e prometeu bater-se por este no âmbito do Partido Socialista Europeu e em Espanha, onde também está disponível para viabilizar o tratado.
"Estamos de acordo no substancial: só com ajustes não vamos sair da crise. São necessárias políticas de crescimento e esse é o vetor que falta à UE", afirmou o líder socialista espanhol. "Vamos juntar forças para que os socialistas europeus ouçam" as propostas dos partidos socialistas da península ibérica prometeu.
Na declaração conjunta os dois líderes explicitam que "a resposta a este problema fundamental [a crise] só é possível com um governo económico europeu, um governo politicamente coeso e legitimado diretamente pelos europeus, com um orçamento com mais recursos financeiros com uma forte regulação bancária e o fim dos paraísos fiscais, com uma progressiva harmonização fiscal, com a emissão de Eurobonds." "Esta é a verdadeira agenda, a agenda real e urgente: a agenda das pessoas e serºao os nosso objectivos comuns em futuras e adicionais negociações dos tratados."