PS diz que Machete tem cada vez menos condições para se manter no Governo
"Estamos perante um problema ético e portanto o senhor ministro Rui Machete tem cada vez menos condições, tal como a senhora ministra Maria Luís Albuquerque, por razões éticas, de exercer as suas funções", afirmou Carlos Zorrinho.
O líder parlamentar do PS falava aos jornalistas no final da reunião da conferência de líderes, na qual a maioria PSD/CDS-PP inviabilizou um requerimento do BE para que o parlamento enviasse uma participação à Procuradoria Geral da República sobre uma alegada "mentira" de Rui Machete à Assembleia da República sobre a propriedade de ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN).
Rui Machete, hoje ministro dos Negócios Estrangeiros, manifestou na passada semana disponibilidade para prestar esclarecimentos ao Parlamento sobre o que classificou como "erro involuntário", depois de admitir ter sido acionista da SLN entre 27 de dezembro de 2000 e 30 de agosto de 2007, num esclarecimento dirigido ao semanário Expresso.
"Havendo essa incongruência factual, para usar a expressão usada pelo senhor ministro, dela devem ser retiradas todas as consequências políticas, éticas e jurídicas", defendeu Carlos Zorrinho.
O PS não se oporia a que o parlamento fizesse uma participação à PGR, disse Zorrinho, afirmando que "se houvesse maioria seria feita com o PS".
Na reunião, PCP e PEV estiveram ao lado da pretensão do BE, adiantou o porta-voz da conferência de líderes, Duarte Pacheco.