Protesto catalão chega ao País Basco. Manifestantes cortam via de acesso a Bilbau
Um grupo de manifestantes que protestava contra a condenação de independentistas da Catalunha cortou um acesso rodoviário a Bilbau, no País Basco, que é uma das vias mais utilizadas para entrar e sair da capital da Biscaia.
Segundo as autoridades locais, o protesto começou cerca das 17:30 locais (16:30 em Lisboa), numa importante avenida de Bilbau, e várias dezenas de pessoas sentaram-se no chão interrompendo o tráfego nos dois sentidos.
A polícia basca, que enviou vários carros patrulha para o local, identificou alguns dos organizadores do protesto e tentou dispersar os manifestantes, sem êxito.
Unidades da polícia antimotim lançaram então uma carga sobre os manifestantes, sem contudo conseguir eliminar bloqueio.
O protesto é o segundo organizado esta sexta-feira em Bilbau, depois de, ao princípio da tarde, um grupo de jovens com cartazes pela autodeterminação do País Basco e da Catalunha terem bloqueado a entrada de uma dependência bancária no centro da capital.
As manifestações inserem-se numa mobilização, centrada em Barcelona, na Catalunha, contra a condenação a penas de prisão entre os 9 e os 13 anos de 12 políticos independentistas catalães.