Proteção Civil alerta para perigos das altas temperaturas previstas para o fim-de-semana

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda a ingestão de muitos líquidos, uma protecção solar adequada e utilização das praias fora das horas de maior calor devido às elevadas temperaturas previstas entre sexta-feira e dia 27.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, a ANPC alerta os idosos que vivem sozinhos, lembrando que estes são particularmente vulneráveis, e que os familiares e vizinhos devem estar atentos à ingestão de líquidos, particularmente água, e ao seu arrefecimento corporal. Também os trabalhadores no exterior devem proteger-se devido ao perigo das temperaturas elevadas e da radiação Ultra-violeta. A ANPC recomenda a utilização das praias e piscinas apenas antes das 11.00 ou após as 17.00, com aplicação de protector solar de duas em duas horas e ressalva que as as crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar.

Entre sexta-feira e dia 27 de Junho (segunda-feira) são esperadas temperaturas máximas que poderão situar-se entre os 35ºc e os 40ºc, particularmente nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, estando associadas a estas o aumento dos níveis de radiação ultravioleta. Todas as pessoas devem aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar. É também de evitar actividades que exijam esforços físicos e a exposição directa ao sol entre as 11.00 e as 17.00. A ANPC alerta ainda para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido activar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12.00 de 23 de Junho e as 20.00 de 27 de Junho.

Segundo o Instituto de Meteorologia, durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será "influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores". Para quinta e sexta-feira, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e vento fraco. As temperaturas vão subir, prevendo-se uma subida mais acentuada para sexta-feira. No fim-de-semana estará tempo quente, com céu geralmente limpo e uma subida da temperatura, que nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul poderá atingir valores próximos de 40 graus. Segundo o IM, no fim-de-semana a temperatura mínima pode variar entre 18 e 24 graus, em particular na região Sul.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt