Propostas do G15 aprovadas na assembleia geral

Sorteios, empréstimos de jogadores, videoárbitro e castigos a dirigentes sofrem alterações
Publicado a
Atualizado a

As propostas apresentadas pelo denominado G15 (grupo de clubes da I Liga sem FC Porto, Sporting e Benfica) foram aprovadas na atribulada assembleia geral extraordinária da Liga de Clubes - que Sporting e FC Porto abandonaram.

No final da reunião, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, Mário Costa, deu conta das alterações aprovadas aos regulamentos:

- O sorteio dos campeonatos passará a ter apenas condicionantes "geográfica e de segurança". Ou seja, Sporting e Benfica, FC Porto e Boavista, ou Sp. Braga e V. Guimarães nunca poderão jogar em casa na mesma jornada. Cai o impedimento de jogos entre os grandes nas primeiras jornadas.

-Ao nível do sistema do videoárbitro, foi aprovado que em cada estádio todos os jogos da época terão o mesmo número de câmaras.

-Em relação aos empréstimos, os clubes do mesmo campeonato só poderão emprestar no máximo até seis jogadores e apenas um por emblema.

-Foram ainda aprovadas alterações nas taxas de transmissão televisiva: os clubes da II Liga, que atualmente pagam 750 euros, passam a ficar isentos, enquanto os clubes da I Liga, que até agora tinham taxa fixa de 2500 euros, passarão a pagar de acordo com "os rendimentos operacionais que têm".

- No regulamento disciplinar, os dirigentes que tiverem três suspensões na mesma época "deixam de poder ir aos estádios na condição de visitado ou visitante"

As alterações passam a surtir efeito a partir da próxima época desportiva, se ratificadas em assembleia geral da FPF.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt