Prometeu e cumpriu. Tim Peake correu a Maratona de Londres no espaço

Astronauta britânico completou 42 quilómetros em três horas, 35 minutos e 21 segundos, correndo numa passadeira na Estação Espacial Internacional
Publicado a
Atualizado a

O astronauta Tim Peake, o segundo britânico a ir ao espaço - partiu para a Estação Espacial Internacional no dia 15 de dezembro de 2015 - prometera correr a Maratona de Londres enquanto estivesse em órbita da Terra. E cumpriu. Chegou ao fim após três horas, 35 minutos e 21 segundos de corrida.

No espaço, foi 16 minutos mais lento do que em 1999, ano em que correu efetivamente a Maratona de Londres na estrada. Já no espaço, esteve em cima de uma passadeira, constantemente monitorizado, e via em simultâneo num iPad as imagens das ruas de Londres pelas quais deveria ir passando. Para contrariar a falta da gravidade e conseguir correr, Peake esteve "preso" à máquina.

[twitter:724166723000102913]

Não é inédito para um astronauta correr o equivalente a uma maratona no espaço. A astronauta norte-americana Sunita Williams "fez" a Maratona de Boston em 2007, com uma marca de quatro horas, 23 minutos e dez segundos.

Peake correu a cerca de 14 quilómetros por hora e, apesar de estar 250 quilómetros de distância da Terra, até fez a contagem decrescente para a partida da Maratona de Londres a partir do espaço. Um incentivo para os atletas que estavam na capital inglesa, inclusivamente para a portuguesa Jéssica Augusto que conseguiu um décimo lugar, falhando por pouco o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

[artigo:4946115]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt