Projeto sobre reutilização de resíduos entre os vencedores dos Green Projet Awards
Os prémios GPA, cuja cerimónia da 10.ª edição decorreu na Alfândega do Porto, têm como objetivo distinguir os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal. Os galardões são atribuídos por categoria, somando-se alguns prémios especiais.
Nesta edição, o prémio Jerónimo Martins/GPA - Investigação e Desenvolvimento Sustentável 2017 foi atribuído ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com o projeto ECO-Zement: Reutilização do resíduo de "cracking" catalítico em leito fluidizado da refinação de petróleo em materiais à base de cimento.
Já o vencedor do prémio Inovação Social Sociedade Ponto Verde/GPA foi o Ineditapanoplia Club com o projeto 'Critical Change', um laboratório que, conforme se lê em informação remetida à Lusa, desenvolve soluções acessíveis, eficientes e sustentáveis que permitem combater a pobreza habitacional.
As Menções Honrosas couberam à 1000Rostos, Associação Ação Social com o projeto Vintage for a Cause e à BIPP - Inclusão para a Deficiência com o projeto SEMEAR.
Os GPA 2017 também distinguiram hoje Pedro Cunha Serra, especialistas em recursos hídricos, bem como a ex-presidente do conselho de administração da Águas de Portugal, e Filipe Duarte Santos, especialista na área das Alterações Climáticas e presidente do Conselho Nacional do Ambiente, isto no âmbito do prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade, que resulta de nomeação direta do Ministro do Ambiente e do presidente da Câmara do Porto.
Quanto às várias vertentes dos GPA, na área da agricultura saiu vencedor a ASFERTGLOBAL LDA, com o projeto Kiplant iNmass, enquanto na categoria "Cidades e Mobilidades Sustentáveis" saiu vencedora a Casas em Movimento com o projeto 'Smart Kiosk in Motion'.
Já a categoria "Gestão Eficiente de Recursos" premiou a PRIO Biocombustíveis, S.A. com o projeto PRIO TOP LEVEL - Waste to Biofuels e a dedicada à indústria premiou a BITCLIQ com o projeto BIG EYE - Smart Fishing.
O Ocean Alive com o "Mariscar Sem Lixo" foi o vencedor da categoria "Iniciativa de Mobilização" e a Sun Concept, Lda com o projeto Sun Concept - Solar Boat Builders foi a vencedora da categoria mar. Na área do turismo saiu premiada a Neya Lisboa Hotel.
Nota para a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas que, graças ao projeto Biocompostor, ganhou a categoria "Iniciativa Jovem", tendo o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Cacia e a Escola EB 2,3 D. Afonso IV, Conde de Ourém merecido menções honrosas.
Paralelamente à cerimónia de entrega de prémios, decorreu a V Conferência GPA17 dedicada ao tema "Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade" que contou com vários oradores internacionais, nomeadamente Yoko Ishikura, professora na Universidade Hitotsubashi que falou sobre "Sociedade 5.0 - O Cidadão do Futuro".