Projeto da Pampilhosa da Serra distinguido pela Novo Bauhaus Europeu
O projeto "Rede de Aldeias para o Futuro" do Município de Pampilhosa da Serra, foi um dos 20 distinguidos de 87 candidaturas na primeira convocatória da Nova Bauhaus Europeia.
Esta iniciativa foi o único distinguido em Portugal Continental, conta com o apoio das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo, assim como da Região Autónoma da Estremadura e com a colaboração das Redes Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto.
O objetivo é procurar novas soluções para dinamizar e revitalizar aldeias com um papel estruturante na oferta de bens e serviços, "intervindo em espaços públicos significativos da identidade local, para criar novas centralidades e estimular a sua apropriação para novos usos comerciais, sociais e culturais'', lê-se no comunicado enviado às redações.
Centra-se em aldeias que fazem parte da eurorregião EUROACE, ou seja, regiões de 2 países (Portugal e Espanha), 3 regiões (Alentejo, Centro e Extremadura) e 6 aldeias.
O projeto pretende intervir Dornelas do Zêzere, na Aldeia Histórica de Sortelha (Município do Sabugal), na Região Centro, e nas aldeias de Esperança (Município de Arronches) e Corval (Município de Reguengos de Monsaraz), no Alentejo, e nas aldeias de Llerena e Moraleja, ambas na Comunidade Autónoma da Estremadura, em Espanha. Em qualquer um destes locais estão previstas ações de transformação do espaço público do mercado local.
Ao ser selecionada, "a candidatura garante o apoio à concretização dos projetos com acompanhamento interdisciplinar por peritos internacionais designados pela Comissão Europeia ao serviço do projeto", diz comunicado.
O Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa que relacionada com o "European Green Deal" (acordo verde europeu) ajuda projetos europeus a construir um futuro sustentável e inclusivo.