Programa não resolve problema da dívida pública

O economista Octávio Teixeira considerou hoje que as privatizações anunciadas pelo Governo não vão resolver o problema da dívida pública e vão ter consequências negativas para a população.
Publicado a
Atualizado a

"O Governo diz que o programa de privatizações é imprescindível para resolver o problema da dívida pública, mas não vai resolver nada, porque representa apenas três por cento do montante da dívida", disse o ex-deputado comunista, numa audição parlamentar.

O ex-presidente do Grupo Parlamentar do PCP referiu que o pacote de privatizações deverá render ao Estado cerca de seis mil milhões de euros, o que daria apenas para abater três por cento ao total da dívida pública, que é de 180 mil milhões de euros.

Segundo Octávio Teixeira, as privatizações terão como consequência o aumento dos preços e tarifas e a degradação dos serviços prestados pelas empresas em causa. "Em termos sociais, também não haverá vantagens para os trabalhadores", acrescentou, referindo a perda de direitos e até de postos de trabalho na sequência do processo de privatizações.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt