Programa municipal de estabilização económica

Publicado a

O município de Vidigueira, à imagem dos restantes ao nível nacional, perante este cenário de pandemia, deparou-se com o encerramento dos estabelecimentos comerciais, conduzindo ao estrangulamento económico dos nossos empresários. Dada esta realidade, surgiu a preocupação e a necessidade de encontrar formas de apoio, de modo a minimizar as consequências nefastas desta situação, que muitas vezes levam ao encerramento definitivo dos mesmos e ao consequente desemprego dos empresários e dos seus empregados. Não existindo apoio sem reembolso para pagamento das despesas correntes dos empresários e sendo fundamental para a sua sobrevivência.

Implementámos o Programa Municipal de Estabilização Económica de Vidigueira, que prevê um investimento total de cem mil euros, ou seja, trata-se de um apoio a fundo perdido, a cada empresário, num valor que varia entre os 750 e os quatro mil euros, dependendo da atividade e do volume de negócios, destinado às empresas e aos empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada, que exerçam a sua atividade no concelho de Vidigueira (estabelecimentos de alojamento, restauração e bebidas, animação turística, atividades artísticas e culturais e outras especificadas).

Pretendemos assim auxiliar os agentes económicos locais, tendo em vista a manutenção dos negócios e do nível de emprego e a valorização da atividade das empresas, mitigando os efeitos económicos da crise e prevenindo a ocorrência de repercussões negativas no mercado de trabalho.

Na impossibilidade de organizarmos o nosso maior evento de promoção dos agentes económicos e dos seus produtos de excelência, não hesitámos em canalizar o investimento para todo o tecido económico que se vê obrigado a fechar portas sem quaisquer apoios por parte de quem de direito, com o objetivo de combater os efeitos negativos da pandemia de covid-19, através da aplicação de medidas excecionais e temporárias.

Como complemento a esta medida de apoio à dinamização da atividade económica do concelho, aprovámos a isenção do pagamento da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, no primeiro semestre de 2021, para empresas da área da restauração e bebidas e similares, alojamentos, hotelaria e similares, bem como a isenção de pagamento do valor da renda e do pagamento da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, no primeiro trimestre de 2021, para todos os estabelecimentos de restauração e bebidas que estão concessionados pela câmara municipal a terceiros.

Além disso disponibilizamos, ainda, um apoio com higienização e EPI a todo o comércio, a redução do valor da fatura da água para todos os munícipes nos consumos de fevereiro, março e abril, um apoio que representa cerca de mais cem mil euros, um apoio financeiro de cinco mil euros a cada IPSS do concelho e um apoio extraordinário aos Bombeiros Voluntários de Vidigueira, no valor 7,5 mil euros.

Não menos importante de referir que o Projeto Estamos Cá por Si continua em pleno funcionamento, o qual tem como principal objetivo apoiar toda a comunidade na ajuda da entrega de bens de primeira necessidade, como alimentação, medicamentos, entre outros, garante a entrega em casa das refeições aos alunos com escalão, na promoção da leitura, levando os livros requisitados na nossa biblioteca até sua casa.

Este é o nosso olhar para um território que queremos que seja seguro para quem cá vive e para quem nos visita, assim, continuaremos a trabalhar por um lugar com futuro.

Diário de Notícias
www.dn.pt