Professores chumbam a Português e Física e Química

Física e Química foi a prova com menor taxa de aprovados (36,8%), seguida de Português 2 (39,6%). Biologia e Geologia, apesar da média negativa, registou uma maioria de candidatos aprovados (57,7%).
Publicado a
Atualizado a

Numa avaliação em que a grande maioria até se deu bem - 73% de aprovações, correspondentes a 1583 provas num total de 2152 classificadas -, os professores acabaram por "imitar" os tradicionais maus resultados dos estudantes do ensino secundário na Biologia e Geologia e na Física e Química.

De acordo com o balanço da componente específica da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades para a docência (PACC), ontem divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), as médias a estas duas disciplinas foram respetivamente de 48,8% e 44,4%. Também no Português Nível 2 (46,2%) e na Educação Especial 2 (41,8%) se registaram médias negativas, ainda que esta última prova tenha sido realizada apenas por um estudante, o que lhe retira qualquer peso representativo.

Não considerando esse caso específico, Física e Química foi a prova que contou com a menor taxa de aprovados (36,8%), seguida de Português 2 (39,6%). Biologia e Geologia, apesar da média negativa das classificações, também registou uma maioria de candidatos aprovados (57,7%), à semelhança de outras 20 disciplinas.

Cinco disciplinas - Artes Visuais nível 1, Educação Especial 1, Educação Especial 3, Eletrotecnia (também com apenas uma prova realizada) e Música contabilizaram 100% de aprovações, sendo que a Educação Especial 3 teve a melhor classificação média: 82,3%, superando as Artes Visuais 2 por uma décima.

De acordo com a nota do IAVE, foram admitidos à realização da componente específica da prova 1564 professores (vários realizaram testes em mais do que uma área) de um total de 2338 inscrições válidas. Foram ainda registadas 176 faltas, seis desistências e três provas anuladas. Matemática e Português de nível 1 foram as duas disciplinas com mais provas válidas, respetivamente 450 e 449.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt