Príncipe Harry faz expedição com 35 graus negativos
Quarto na linha de sucessão ao trono britânico, Harry fez esta viagem na companhia de um grupo de soldados com deficiência física. Organizada pela Walking With the Wounded, a expedição tinha fins solidários e chegou hoje, sexta-feira, dia 13, ao fim.
"O que dá azar a uns dá sorte a outros", disse, ainda antes da iniciativa, o príncipe, 29 anos, que chegou ao destino com uma grande barba ruiva. Harry afirmou agora que estavam todos um pouco cansados mas que tinham encontrado o seu ritmo.
A expedição percorreu 320 quilómetros e durou três semanas (numa média de 14,19 quilómetros por dia), ao longo das quais o grupo ultrapassou temperaturas de 35 graus abaixo de zero e ventos de quase 80 quilómetros/hora, tendo de puxar trenós com 70 quilos de carga.
Inicialmente esta iniciativa foi concebida como uma corrida entre equipas do Reino Unido, Estados Unidos e Commonwalth, mas a competição foi esquecida devido ao cansaço de muitos dos participantes, antigos soldados feridos em combate.
"Sabíamos que não seria fácil, mas foi o que tonou este desafio tão excitante", afirmou o fundador da Walking With the Wounded, Ed Parker.
Em 2011, o príncipe Harry já havia estado envolvido numa expedição ao Polo Norte, mas teve de a interromper devido ao casamento do irmão, William, com Kate Middleton.