Príncipe Carlos e Camila imunizados, Elton John apela à vacinação
O príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica, e a mulher, Camilla, receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 como parte da campanha de imunização em massa no Reino Unido, anunciou a Casa Real esta quarta-feira.
"O Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha receberam as primeiras vacinas contra a covid-19", disse um porta-voz da Clarence House, a residência oficial do casal.
Carlos e Camilla, com 72 e 73 anos, respetivamente, unem-se assim às mais de 12,6 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes desenvolvidos pela AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech.
Ambos fazem parte dos quatro grupos prioritários - cerca de 15 milhões de pessoas que incluem todos aqueles com mais de 70 anos de idade, profissionais de saúde e doentes crónicos - que o governo britânico propôs vacinar antes da próxima segunda-feira.
O príncipe Carlos e o filho mais velho, William, contraíram uma forma leve de covid-19 na primavera de 2020.
A rainha Isabel II, de 94 anos, e o marido, o príncipe Philip, de 99, receberam a primeira dose da vacina no início de janeiro.
Embora a aceitação da vacinação seja alta no Reino Unido, o governo lançou uma campanha de consciencialização com celebridades.
"Quanto mais pessoas em nossa sociedade forem vacinadas, maiores as chances de erradicar a pandemia nacional de covid", disse o cantor pop Elton John, de 73 anos, num vídeo.
"Como pode ver, ainda estou de pé", diz o músico, referindo-se ao seu hit de 1983 "I'm still standing" ("Ainda estou de pé").
O vídeo também mostra o ator britânico Michael Caine, de 87 anos, durante a vacinação: "Não doeu", garantiu.
País mais atingido na Europa pela pandemia, com quase 114 mil mortes, o Reino Unido concentra sua estratégia na vacinação para poder sair do terceiro confinamento.