Primeiros mísseis Patriot da NATO já chegaram à Turquia

Os primeiros mísseis terra-ar Patriot da NATO destinados a proteger a Turquia de eventuais ameaças da Síria já chegaram à Turquia, anunciou o comando do exército norte-americano na Europa (EUCOM).
Publicado a
Atualizado a

"Militares e equipamentos norte-americanos chegaram hoje à base aérea de Incirlik (sudeste da Turquia) para o estacionamento de baterias de mísseis Patriot da NATO" pedidos pela Turquia, segundo um comunicado do EUCOM, baseado na cidade alemã de Estugarda.

Os mísseis não vão ficar operacionais imediatamente.

"Cerca de 400 soldados norte-americanos e equipamentos suplementares serão encaminhados por avião para a Turquia nos próximos dias (...) Outros equipamentos serão enviados por via marítima e chegarão mais tarde", acrescenta o texto.

Na sequência de um pedido da Turquia, a NATO decidiu em novembro lançar uma operação defensiva que prevê o estacionamento de mísseis de defesa aérea Patriot ao longo da fronteira turca com a Síria para proteger o país de eventuais ataques sírios com mísseis balísticos.

Além dos Patriot norte-americanos, a Turquia vai receber mais duas baterias de Patriot alemãs e duas holandesas.

Os Patriot podem destruir, em voo, mísseis balísticos táticos, mísseis de cruzeiro e aviões, segundo a Lockheed Martin, que os fabrica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt