Primeiro-ministro japonês quer iniciar negociações com a UE

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, insistiu hoje que o Japão deve iniciar negociações para um Tratado de Comércio Livre com a União Europeia (UE) e instou os seus ministros a solucionarem os pontos de desencontro, como os limites não tarifários.
Publicado a
Atualizado a

A UE tem pedido, insistentemente, que o Japão reduza os seus limites não tarifários como condição prévia para iniciar as negociações.

Naoto Kan disse que quer resolver o assunto para a Cimeira UE-Japão a ter lugar a 28 de Maio em Bruxelas, e que pretende alcançar acordos comerciais durante a cimeira trilateral a realizar com os chefes de Governo da China e Coreia do Sul, este fim de semana, em Tóquio.

Por sua vez, os ministros europeus com a pasta do Comércio já afirmaram que não têm previsto iniciar essas negociações durante a cimeira euro-japonesa do final de Maio.

Depois de ter adiado a decisão sobre a participação no Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Económica, o governo japonês retoma hoje as discussões sobre a liberalização do comércio, suspensas depois da crise causada pelo terramoto e tsunami de 11 de Março.

Um dos objectivos do acordo de Comércio Livre com a União Europeia é obter vantagens para as empresas japonesas com a eliminação de tarifas europeias sobre produtos como os automóveis e electrodomésticos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt