Primeiro-ministro interino confirma oficialmente detenção de Seif al-Islam

O primeiro-ministro interino líbio, Abderrahim al Kib, confirmou hoje oficialmente, na cidade de Zintan, 150 quilómetros a sul de Tripoli, a detenção de Seif al-Islam Kadhafi, garantido que o filho de Kadhafi "terá um tratamento justo".
Publicado a
Atualizado a

"Seif al-Islam foi detido e encontra-se agora sob custódia dos rebeldes de Zintan", afirmou Al Kib, elemento do Conselho Nacional de Transição (CNT), que considerou que a sua detenção é "um momento histórico". O filho do ex-líder líbio Kadhafi, já morto, foi detido esta madrugada perto da cidade de Obari, a 800 quilómetros a sul de Tripoli, por um brigada de milícias de Zintan, para onde foi transportado depois.

Al Kib disse ainda que "Seif e os que estavam com ele vão ser julgados de uma forma justa que vai garantir os direitos legais e os acordos internacionais, direitos esses que o povo não teve durante 42 anos".

O primeiro-ministro interino felicitou todos os homens e mulheres líbios, bem como todos os opositores ao regime de Kadhafi pela vitória no levantamento popular. Al Kib tinha já dito que "apesar de ser um símbolo do velho regime", Seif al-Islam seria tratado "como um prisioneiro de guerra, em conformidade com as leis internacionais".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt