Primeira-ministra finlandesa deu negativo em teste de drogas para "afastar suspeitas"

Vídeos divulgados na semana passada mostrou Sanna Marin a dançar e a festejar com um grupo de amigos e celebridades que criaram polémica.
Publicado a
Atualizado a

A primeira-ministra da Finlândia recebeu um resultado negativo num teste de drogas que fez para "afastar suspeitas" depois de um vídeo da festa provocar críticas, disse o seu gabinete esta segunda-feira.

A amostra de urina de Marin foi testada para a presença de várias drogas, como cocaína, anfetaminas, cannabis e opióides, disse à AFP Iida Vallin, assessora especial da primeira-ministra.

"O teste de drogas feito pela primeira-ministra Sanna Marin a 19 de agosto de 2022 não revelou a presença de drogas", disse o gabinete de Marin em comunicado, acrescentando que os resultados foram assinados por um médico.

"O teste foi um teste de drogas abrangente. Não escolhemos como o teste foi feito", disse Vallin.

Vídeos divulgados na semana passada mostraram Sanna Marin a dançar e a festejar com um grupo de amigos e celebridades que criaram polémica. Alguns interpretaram os comentários ouvidos no vídeo como referentes a narcóticos, algo fortemente debatido nas redes sociais e fortemente negado pela primeira-ministra.

"Para esclarecer qualquer suspeita, fiz um teste de drogas", disse ela a jornalistas na sua residência na sexta-feira. Marin disse anteriormente que estava "a passar uma noite com amigos" e que os vídeos foram "filmados em instalações privadas".

A primeira-ministra admitiu apenas ter bebido álcool.

Além de negar o uso de drogas, Marin disse que não presenciou nenhum uso de drogas por nenhum dos participantes.

"Nunca na minha vida, nem mesmo na minha juventude, usei drogas", disse Marin - que foi nomeada chefe de governo em 2019 aos 34 anos - já foi alvo de críticas sobre festas na sua residência oficial.

Em dezembro de 2021, sofreu críticas depois de ser revelado que ficou a dançar até de madrugada apesar de ter sido exposta ao covid-19.

Uma sondagem encomendada pelo canal de televisão finlandês MTV3 na época descobriu que dois terços dos entrevistados achavam que a sua noite fora um "erro sério".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt