Primeira-ministra da Nova Zelândia foi mãe pela primeira vez
Jacinda Ardern ingressou num hospital público de Auckland na quinta-feira de manhã. Passavam quatro dias da data prevista para o parto. A bebé, uma menina, nasceu às 4.45 e pesa 3,3 quilos.
A notícia foi dada pela própria, via instagram, numa fotografia com a bebé ao colo e ao lado do companheiro, o apresentador de televisão Clarke Gayford.
"Bem-vinda à nossa aldeia, pequenina", escreveu Jacinda Ardern. "Estamos realmente bem graças à maravilhosa equipa do Hospital Auckland City", acrescentou.
A primeira-ministra da Nova Zelândia, de 37 anos, será substituída no cargo pelo vice-primeiro-ministro Winston Peters durante as seis semanas da licença de maternidade.
Eleita em outubro, Jacinda Adern anunciou em janeiro que esperava um bebé.
"Eu não sou a primeira mulher a fazer múltiplas tarefas. Não sou a primeira mulher a trabalhar e ter um bebé, muitas mulheres o fizeram antes", afirmou numa entrevista à Radio New Zealand.
Numa entrevista recente à BBC, Jacinda Ardern explicou que a notícia da chegada da primeira filha tinha sido recebida com alegria por outros líderes políticos da Commonwealth, que a convidaram a levar a bebé em futuros encontros. "Vai ser precisa uma comunidade internacional para cuidar de uma criança", afirmou.
Jacinda Ardern disse ainda compreender muito bem o interesse que suscitava o facto de ter um bebé sendo primeira-ministra. "Afinal, é a apenas a segunda vez que uma mulher é mãe no exercício do cargo. O que espero é que um dia deixe de ser interessante."
Antes da política neozelandesa, apenas a paquistanesa Benazir Bhutto tinha dado à luz enquanto ocupava o cargo de primeira-ministra. Foi em 1990.