Preso membro da ETA acusado de tentar matar Aznar
A operação foi realizada em conjunto pela polícia francesa e a Guarda Civil Espanhola, explicou o ministério em comunicado à AFP.
Juan Maria Mugica escapou em janeiro de 2010 a uma operação policial levada a cabo em Lizartza (País Basco), durante a qual "tinha sido desmantelado um comando de equipamentos de transporte ETA".
Em 2001 tinha sido ordenado um ataque com 'rockets' contra o José Maria Aznar. O ataque deveria ter acontecer durante uma deslocação do líder do movimento conservador ao País Basco espanhol, confirmou às autoridades um dos membros da ETA detidos em janeiro de 2010.
Aznar, que esteve na direção do governo espanhol entre 1996 e 2004, tem sido um dos alvos da organização separatista basca. Em 1995, quando era líder da oposição, Aznar escapou de um carro-bomba da ETA.
A ETA é considerada uma organização terrorista pela União Europeia e os Estados Unidos, e é responsável pela morte de mais de 800 pessoas em mais de 40 anos de violência. A organização tem vindo a enfraquecer pelas prisões de vários dos seus membros, principalmente em Espanha e França e em outubro anunciou que iria acabar com a violência.