Preso indultado em 2012 volta a roubar... e a ser preso

Miguel Montes Neiro, considerado o preso comum mais antigo de Espanha e que foi indultado no início de 2012 pelo Governo espanhol, foi hoje novamente preso, acusado de envolvimento num roubo numa urbanização em Puerto Banús (Marbella).
Publicado a
Atualizado a

Fontes policiais referem que Neiro e pelo menos duas outras pessoas terão estado envolvidos no roubo de joias pelo valor de mais de quatro milhões de euros.

A história pessoal de Montes Neiro, 62 anos, está diretamente relacionada com o sistema prisional espanhol desde a década de 70 do século passado, tendo sido detido e condenado a várias penas consecutivas, escapado várias vezes e, finalmente, em janeiro de 2012, recebido o indulto.

[youtube:PvR0oyBO9Og]

A 20 de janeiro o Conselho de Ministros indultou-o de uma última pena, por roubo com violência e intimidação, decisão que surgia depois do anterior Governo já ter comutado duas outras penas.

Um mês depois desse indulto, a 15 de fevereiro de 2012, Montes Neiro saiu da prisão de Albolote e desapareceu do radar mediático, voltando agora a aparecer, depois de ser preso acusado do envolvimento no roubo, que aconteceu em novembro passado.

Desde 1976 que Montes Neiro esteve ou preso ou em fuga, de forma ininterrupta.

Entre 1978 e 1986 chegou a protagonizar seis fugas, conseguindo em 1994 a liberdade condicional.

Acabou por voltar à prisão em 1997, depois de cometer vários delitos, voltando a escapar mais duas vezes - em 2003, quando esteve em fuga três anos e em 2009, quando aproveitou uma autorização especial pela morte da mãe e acabou por conseguir estar a monte durante 20 dias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt