Preso em França etarra que fugiu de Óbidos

Oier Gómez Mielgo foi detido este manhã com Itziar Moreno. Estavam entre os etarras mais procurados
Publicado a
Atualizado a

Oier Gómez Mielgo, etarra que fugiu da casa de Óbidos, foi hoje detido pelas autoridades francesas, depois de no sábado ter escapado a uma operação stop no centro de França e feito vários disparos que feriram um dos agentes.

Mielgo foi preso juntamente com Itziar Morena, que também estava na lista de etarras mais procurados das autoridades da luta antiterrorista em Espanha. A informação foi avançada pelos jornais espanhóis, citando fontes policiais, que identificaram os suspeitos através de correspondência fotográfica.

As forças de segurança pensam que Mielgo teria um papel destacado na organização terrorista basca, uma vez que foi um dos etarras encarregados por Mikel Carrera Sorobe de estabelecer em Portugal uma base de retaguarda para a ETA.

Mielgo fugiu da vivenda de Óbidos em Fevereiro de 2010, antes de uma autêntica fábrica de bombas ter sido aí descoberta. Antoni Cengotitabengoa, o outro etarra que fugiu com ele, acabou por ser detido no aeroporto de Lisboa a 11 de Março de 2010, quando tentava embarcar para a Venezuela.

Há pouco tempo as autoridades espanholas descobriram que os explosivos escondidos na casa de Óbidos visavam cometer um atentado contra as Torres Kio em Madrid.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt