diario-de-noticias
Presidente sudanês anuncia libertação de presos políticos
Omar al-Bashir anunciou a libertação de todos os prisioneiros políticos, num contexto de diminuição das tensões no país após acordos recentes com o Sudão do Sul.
"Anunciamos hoje a decisão de libertar todos os presos político e renovamos o nosso compromisso, junto de todas as forças políticas, a favor do diálogo", afirmou Bashir no discurso de abertura de uma sessão parlamentar.
"Confirmamos que vamos continuar a comunicar com todas as forças políticas e sociais, sem excluir ninguém, incluindo os que estão armados, tendo em vista um diálogo nacional que trará a solução a todas as questões", acrescentou o Presidente.
O anúncio segue-se ao convite a um diálogo para a elaboração de uma nova Constituição, lançado pelo vice-presidente Ali Othamane Taha aos partidos da oposição e aos rebeldes na semana passada.