Presidente nomeia perito como ministro da Unificação
Ryoo Kihl-jae, que terá ainda de ver o seu nome aprovado pela Assembleia Nacional, o parlamento da Coreia do Sul, é atualmente professor de estudos norte-coreanos na Universidade de Seul e lidera a Associação coreana de estudos da Coreia do Norte.
Com esta nomeação Park Geun-hye, filha do ditador Park Chung-hee que governou a Coreia do Sul entre 1963 e 1979 pretende sublinhar a sua vontade de, no mandato de cinco anos, procurar um maior entendimento com Pyongyang em contraponto com a posição do Presidente Lee Myung-bak, com políticas duras face ao país fronteiro.
Por outro lado, a Presidente eleita nomeou também hoje o diretor do Instituto Público de Desenvolvimento da Coreia, Huyn Oh-seok, como novo vice-primeiro-ministro com a pasta dos Assuntos Económicos, acrescentou à imprensa o mesmo responsável do grupo de transição do poder na Coreia do Sul.
O organigrama do novo Executivo da Coreia do Sul foi também reformulado já que, por exemplo, o ministro das Finanças assume também o cargo de vice-primeiro-ministro de forma a fortalecer as funções da pasta que deverá funcionar como 'torre de controlo' económico.
Park Geun-hye, que será a primeira mulher a liderar a Coreia do Sul, será investida como Chefe de Estado a 25 de fevereiro.