Presidente da República antecipa visita às ilhas Selvagens

O Presidente da República visita quinta e sexta-feira as Selvagens, na Madeira, numa deslocação que coincide com o 50.º aniversário da primeira expedição científica àquelas ilhas e pretende assinalar a "importância científica, ambiental e estratégica" do sub-arquipélago.
Publicado a
Atualizado a

A visita esteve inicialmente prevista para sexta-feira e sábado mas foi antecipada um dia, não sendo apontada por Belém uma justificação oficial para esta alteração. No domingo, PSD, PS e CDS-PP iniciaram formalmente as conversações com vista ao "compromisso de salvação nacional" pedido pelo Presidente da Repúbblica, tendo indicado o prazo de uma semana para a sua conclusão.

De acordo com uma nota divulgada no 'site' da Presidência da República, a visita às Ilhas Selvagens, o sub-arquipélago atlântico localizado mais a sul no território português, terá início na quinta-feira, na Selvagem Pequena.

Cavaco Silva será o terceiro chefe de Estado a visitar as Ilhas Selvagens, depois de Mário Soares e de Jorge Sampaio, mas ao contrário dos seus antecessores irá mesmo dormir na Selvagem Grande.

Em 1991, Mário Soares foi o primeiro Presidente da República a deslocar-se às Ilhas Selvagens, a bordo da fragata "Álvares Cabral", então a mais moderna unidade da marinha.

A viagem, que decorreu por sugestão da marinha portuguesa, realizou-se numa época em que estava acesa a discussão sobre a Zona Económica Exclusiva portuguesa (ZEE). Em Espanha havia a interpretação de que as Selvagens, localizadas a apenas 82 milhas do arquipélago das Canárias e a 163 milhas da Madeira, são ilhéus e por isso não poderiam envolver uma ZEE de duzentas milhas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt