Presidente Assad marca eleições para 7 de maio

Marcação de legislativas integra-se num conjunto de medidas do regime de Damasco para tentar acalmar a revolta que dura há um ano.
Publicado a
Atualizado a

O Presidente sírio, Bachar al-Assad, anunciou hoje a realização de eleições legislativas para 7 de maio, divulgou a agência oficial SANA.

"O Presidente Assad emitiu um decreto fixando as eleições da Assembleia do Povo [Parlamento] para 7 de maio", informou a agência.

A votação faz parte de uma série de reformas anunciadas por Assad numa tentativa de acalmar a revolta contra o regime que dura há um ano e cuja repressão já causou mais de 8500 mortos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

As legislativas, que deviam realizar-se em setembro de 2011, foram adiadas devido ao processo de reformas anunciadas pelo Chefe de Estado para responder ao movimento de contestação.

Entre as reformas incluem-se uma nova lei dos partidos e uma nova Constituição, que acaba com a primazia do partido Baas no poder. A nova lei fundamental foi plebiscitada a 27 de fevereiro, num referendo qualificado de "piada" por Washington.

Estas serão as terceiras legislativas na Síria desde a chegada ao poder de Bachar al-Assad em 2000. Nas últimas, em abril de 2007, a Frente Nacional Progressista (FNP) - coligação de partidos dirigida pelo Baas - conseguiu a maioria dos 250 lugares do Parlamento.

As eleições são rejeitadas pela oposição que exige a saída de Assad.

O anúncio de Assad é feito numa altura em que a comunidade internacional espera uma resposta do presidente sírio às propostas que lhe foram feitas pelo emissário da Liga Árabe, Kofi Annan, no início da semana em Damasco, onde o antigo secretário-geral da ONU apelou ao fim da violência no país.

Na Síria começou há um ano uma revolta popular que viria a transformar-se em insurreição armada. A ONU calcula que 1,5 milhão de pessoas precise de ajuda alimentar. Existem neste momento 25 mil refugiados em países vizinhos da Síria e entre 100 mil e 200 mil deslocados no interior do país.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt