Presidente alemão anuncia que não vai candidatar-se a um segundo mandato
O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, 76 anos, anunciou hoje que não vai candidatar-se a um segundo mandato nas presidenciais de 2017.
"Quero dizer-vos hoje que decidi não me voltar a candidatar ao cargo", disse à imprensa no palácio presidencial em Berlim.
Gauck, antigo pastor protestante e dissidente da extinta República Democrática Alemã (RDA), conclui o atual mandato de cinco anos em março de 2017.
A sua renúncia a uma nova candidatura abre um período de negociações políticas para encontrar um sucessor que consiga obter o apoio da Assembleia Federal que reúne deputados do Bundestag (câmara baixa do parlamento) e dos estados regionais, assembleia em que nenhum partido tem uma maioria suficiente.
Gauck foi eleito em 2012, depois da demissão de Christian Wulff, suspeito num processo de corrupção. O antecessor de Wulff, Horst Köhler, também cessou funções antes do previsto devido a declarações polémicas em que alegadamente explicava a intervenção militar no Afeganistão com os interesses económicos.