Prémios PEN 2011 são hoje entregues
A cerimónia conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier e do diretor-geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, José Manuel Cortês, entre outras individualidades.
Pedro Vieira, que começou por ser conhecido pelo blogue Irmão Lúcia, recebe o Prémio Primeira Obra, com o romance de estreia "Última paragem em Massamá".
O Prémio Narrativa foi atribuído a "A menina é filha de quem?", romance autobiográfico assinado pela escritora Rita Ferro, filha do escritor António Quadros e neta de António Ferro.
O PEN de Poesia distingue "As raízes diferentes", de Fernando Guimarães, enquanto o de Ensaio é entregue à ensaísta Maria Filomena Molder, por "O químico e o alquimista - Benjamin, Leitor de Baudelaire".
Todos estes prémios são referentes a obras editadas em 2011.
O júri do prémio de Poesia integrou Maria do Sameiro Barroso, Albano Martins e Rita Taborda Duarte, o de Ensaio Maria João Cantinho, Paula Mendes Coelho e Ricardo Gil Soeiro.
O prémio de Narrativa foi escolhido por Helena Barbas, Artur Anselmo, Fernando Dacosta e o de Primeira Obra por Teresa Salema, presidente do PEN Clube Português e por todos os outros júris.