Prémio Mo Ibrahim atribuído a antigo presidente da Namíbia

Hifikepunye Pohamba foi hoje distinguido com o Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana. Galardão não era atribuído desde 2011, por falta de personalidade de mérito.
Publicado a
Atualizado a

O Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana 2014 foi atribuído ao antigo presidente da Namíbia Hifikepunye Pohamba, foi hoje anunciado.

Criada em 2007 e entregue anualmente, a distinção reconhece líderes africanos que tenham dado provas de excelência na liderança política.

Está aberto a ex-chefes de Estado ou de Governo de países africanos que tenham deixado de exercer funções nos últimos três anos e dado provas de liderança exemplar.

O ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pores tinha sido o último galardoado, em 2011, tendo-se sucedido vários anos sem que o júri tivesse encontrado uma personalidade com mérito para receber o prémio.

Na primeira edição foi distinguido o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano e em 2008 ao ex-presidente do Botsuana Festus Gontebanye Mogae.

O valor do prémio, no valor total de cinco milhões de dólares norte-americanos (3,7 milhões de euros), é distribuído durante dez anos em tranches de 500 mil dólares (373 mil euros).

O prémio é visto como uma forma de oferecer segurança monetária a dirigentes africanos que abandonem o poder.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt