Postiga e Liedson, goleadores 'ausentes'

Publicado a
Atualizado a

Hélder Postiga - 9 golos. Liedson - 8 golos. Um e outro são os melhores marcadores de FC Porto e Sporting, respectivamente. Mas o clássico de sábado, no Estádio do Dragão, deve passar sem eles. Pelo menos no figurino inicial.

Embora por razões bem distintas, Postiga e Liedson não deverão marcar presença entre os 22 jogadores que vão subir ao relvado: o goleador portista está em seca de golos há três meses e caiu para plano secundário nas opções de Jesualdo Ferreira; o goleador leonino foi expulso em Leiria e cumprirá o segundo jogo de castigo - Sporting decide hoje se recorre ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (ver texto em baixo).

Postiga marcou pela última vez à 14.ª jornada, na goleada do FC Porto frente ao Paços de Ferreira (4-0). Desde então, manteve-se 454 minutos em branco na Liga, até ao minuto 63 do Beira-Mar-FC Porto (19.ª jornada), altura em que Jesualdo Ferreira assumiu a mudança no ataque portista. Postiga deu aí lugar ao brasileiro Adriano e foi caindo a pique nas opções - suplente não utilizado contra o Sporting de Braga, nem sequer segunda opção foi frente ao Chelsea (Jesualdo Ferreira preferiu Bruno Moraes na segunda parte) e uma lombalgia súbita retirou-o dos convocados para o encontro com o Marítimo.

Adriano é agora o goleador de serviço e tem dado agressividade na área ao jogo criado pelos extremos (Quaresma, sobretudo). Mas, domingo na Madeira, Jesualdo mudou ligeiramente o figurino - Adriano contou com a colaboração do colombiano Rentería na frente. O brasileiro leva quatro jogos consecutivos a marcar.

No Sporting, Liedson vale exactamente um quarto do ataque na Liga (8 golos em 32). Frente ao Estrela da Amadora, Paulo Bento passou bem sem ele: Yannick Djaló fez de Liedson e deixou vincada a candidatura para o Dragão (marcou dois golos, na vitória por 3-1). Mas a importância do "levezinho" é por demais evidente. Na irritação que provoca nas defesas adversárias, na forma ágil como se mexe na área e na produção recente - nas últimas oito jornadas até à expulsão em Leiria marcou mais de 50% dos golos da equipa (6 em 11), que ampararam a queda do Sporting na tabela: Liedson valeu directamente 5 pontos nesse período.

Sábado (20.30, Sport TV), o FC Porto-Sporting deve definir-se de outras formas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt