Pegar no carro ou apanhar um avião de Lisboa para o Porto ou de Faro para Lisboa para ir passar o Natal com a família? Qual é a opção mais barata e mais amiga do ambiente? A CP quer afastar estas dúvidas da cabeça dos portugueses e alicia-os com promoções, para que se decidam logo pelo comboio. Desde há seis anos que anda a fazê-lo e a baixar o preço dos bilhetes na quadra natalícia para as ligações de longo curso (Alfa Pendular e Intercidades). A promoção anunciada para este ano, permite, por exemplo, viajar de Lisboa ao Porto por cinco euros - uma solução económica, e ecológica, para quem tiver a sorte de apanhar um dos 1700 bilhetes disponibilizados para este percurso. Ao todo, foram libertadas 4620 viagens com 80% de desconto para o período entre 20 de dezembro de 2019 e 15 de janeiro de 2020..A estratégia da empresa parece colher frutos. Todas as épocas festivas, de tradicional reunião familiar, como a Páscoa e o Natal - e também os fins de semana prolongados ou a realização de grandes eventos -, resultam na maior procura de viagens de longo curso, refere a CP. Esse pico, em regra, concentra-se nos dias mais próximos à data da festividade em causa..Os números mostram que há mais gente a optar pelo comboio:"Desde 2013 que a CP regista um aumento de passageiros transportados, sendo que este tipo de iniciativas, que têm sido lançadas desde essa altura, contribui, seguramente, para estes resultados", afirma a empresa ao DN. E acrescenta que - entre 2013 e 2018 -, nos serviços de longo curso (os abrangidos por esta promoção), o aumento de passageiros transportados ronda os 37%. Só no ano passado, foram transportados 6,4 milhões de pessoas. E, no primeiro semestre de 2019, a procura dos comboios Alfa Pendular e Intercidades registou cerca de 4,3 milhões passageiros, um crescimento de 6% relativamente ao período homólogo do ano anterior..Já durante o resto do ano, os picos de procura registam-se às sextas-feiras ao final da tarde, sábado de manhã, domingo à tarde e segunda-feira de manhã - datas muito usadas por estudantes para irem a casa e, depois, regressarem às faculdades. Nestas alturas, as taxas de ocupação são muito elevadas e chegam a atingir os 100% em alguns comboios..Mesmo com os números a crescer, as promoções revelam que ainda há lugares por ocupar. Ainda assim, a empresa tem apostado na redução de preços para que novos clientes conheçam os serviços e a procura aumente, ao mesmo tempo que se pretende fidelizar os clientes habituais. Em duas palavras: aumentar as receitas..No total, a CP transportou 126 milhões de passageiros em 2018, mais 3,5% face a 2017. Serão as preocupações com o aquecimento global ou as razões económicas que levam os portugueses a optar cada vez mais pela via-férrea? Certo é que o comboio como meio de transporte menos poluidor está na ordem do dia depois de a ativista Greta Thunberg ter feito questão de viajar em ferrovia de Lisboa para Madrid, onde participa na COP 25, a conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas..Quais os destinos com descontos e quais os limites?.Na promoção natalícia anunciada nesta terça-feira estão abrangidos os 86 destinos dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, com preços a partir de 2,50 euros para ligações entre Lisboa e Évora; 3,00 euros entre Lisboa-Beja; 4,00 euros para ligações entre Lisboa e as cidades de Coimbra ou Covilhã; 4,50 entre Lisboa e as cidades de Aveiro, Faro ou Guarda; 5,00 euros entre Lisboa e Porto e 5,50 para os percursos entre Lisboa e Braga ou Guimarães..Os descontos de 80% estão limitados aos 4620 bilhetes disponíveis, que têm de ser adquiridos com dez dias de antecedência e podem ser comprados até 6 de janeiro. Desde que haja lugares disponíveis, não há limites de compra para os clientes. Ou seja, uma família pode comprar com desconto - na bilheteira ou online - bilhetes para todos..No caso de já estarem esgotados os bilhetes promocionais para o destino pretendido, seguem-se os outros descontos disponíveis na empresa. A saber: entre 40% e 56% para compras com antecedência de cinco dias, descontos até 65% se forem adquiridos até oito dias antes. Numa pesquisa online, acaba por funcionar como quando se procura uma viagem de avião - vai sendo mostrado o preço mais acessível. Quando os bilhetes com 80% de desconto se esgotarem para determinada data/horário/destino, é apresentado o segundo melhor preço e, consecutivamente, o terceiro..José Manuel Oliveira, da Fectrans - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, coloca algumas reservas em relação à capacidade de resposta da CP. "Se a venda não é exclusiva na internet, começamos logo a ter problemas nas bilheteiras, onde já se formam filas enormes para a compra de títulos de transporte", refere o sindicalista que faz questão de referir a "falta de gente em quase todas as áreas de atividade e que se agrava com o retorno das oficinas à CP"..A viagem "ecológica" de Greta até Madrid.A opção da jovem ativista sueca (que nunca contactou a CP) de viajar de Lisboa para Madrid num comboio trouxe à liça o caminho-de-ferro como um meio de transporte mais ecológico - embora Greta Thunberg tenha feito uma parte da viagem com locomotiva a diesel, em território espanhol. Em Portugal viajou sempre em rede eletrificada. A rede ferroviária portuguesa tem uma extensão de 2500 km, mas apenas 1600 km são eletrificados..E se a CP afirma que trabalha diariamente para a redução da pegada ecológica, quer ao nível de consumo energético e da emissão de gases poluentes, Francisco Ferreira, da associação ecologista Zero, lembra que embora o comboio seja o meio de transporte menos poluente, há que distinguir duas situações: os comboios suburbanos e os de longo curso..E, segundo afirma o ambientalista, os suburbanos - como os da Linha de Cascais e de Sintra - são os que deixam menor pegada ecológica porque circulam lotados (ou sobrelotados), sobretudo na hora de ponta. Isto acontece porque a avaliação faz-se por pessoa e por quilómetro. Além de que, circulando em linhas eletrificadas na sua maioria de origem renovável, o ganho ambiental é maior.."Nos comboios Alfa e Intercidades, esse ganho não é tão significativo, porque o número de passageiros é menor. Logo, o gasto de energia por pessoa é superior", adianta..A vantagem ecológica das viagens de comboio, refere Francisco Ferreira, para além da eletrificação da rede, depende, em grande parte, das taxas de ocupação. É como num carro elétrico, exemplifica: "Se for uma pessoa sozinha de carro elétrico é pior do que ir de comboio. Se forem cinco pessoas, já é diferente.".No estrangeiro, já há empresas que obrigam os seus quadros a usarem o comboio em vez do avião. O dirigente da Zero lembra que isso acontece há algum tempo com as ONG ambientais que só reembolsam as viagens se os dirigentes utilizarem os comboios. "Nas reuniões em Bruxelas, quem vem de Berlim, Londres, Paris, ou de uma cidade holandesa, usa o comboio. Os portugueses estão excluídos porque demorariam dias a chegar.".É também por essa razão que Francisco Ferreira entende que a opção de Greta Thunberg de viajar no comboio Lusitânia para Madrid - mais de dez horas - veio chamar a atenção para a necessidade de refletir sobre a falta de uma linha de alta velocidade que una as duas capitais. Tanto mais que, adianta, Lisboa e Madrid estão na lista dos destinos aeroportuários com o maior número de ligações entre si.