Portugueses têm a hora de almoço mais longa da Europa

Polacos almoçam em menos tempo, com uma média de 26 minutos.
Publicado a
Atualizado a

Um estudo da empresa YouGov indica que os trabalhadores portugueses fazem, em média, 58 minutos de almoço, estabelecendo um recorde europeu. Da amostra recolhida, 3% afirma não ter tempo para fazer qualquer pausa.

O mesmo estudo mostra que 17% dos portugueses optam por almoçar à secretária, ao passo que 22% trabalham e almoçam em simultâneo.

Por outro lado, um em cada quatro portugueses faz a mesma refeição todos os dias, sendo que 33% consome sanduíches feitas em casa, enquanto outros 33% optam por saladas e 32% levam massas para o trabalho.

A hora de almoço de 76% dos portugueses abrange o horário compreendido entre as 12:00 e as 13:00. No caso da entrega de almoços entre as 12:00 e as 14:00, esta representa um terço dos pedidos na aplicação Uber Eats. 39% dos trabalhadores apontam como vantagem destas aplicações a possibilidade de consumir refeições quentes, enquanto 35% gostariam de usar uma aplicação que lhes permitisse poupar o trabalho nas refeições e outros 35% contentam-se com o número de opções de refeições disponíveis.

"Segundo os dados mais recentes, um funcionário a tempo inteiro na UE trabalha em média 40,3 horas. No entanto, estudos concluem que não é possível concentrar-se ou ser produtivo durante esse período de tempo sem uma pausa adequada. O declínio na tradicional "hora do almoço" significa que os trabalhadores não estão a ter a possibilidade de restabelecer energias e refrescar. É essencial que as pessoas façam boas escolhas no horário do almoço para garantir que sintam-se melhor durante o horário de trabalho", disse a especialista Amanda Hamilton.

Em contraste com outros países europeus, os polacos fazem o horário de almoço mais curto, demorando em média apenas 26 minutos, e são dos que todos os dias mais consomem a mesma refeição. Por outro lado, 32% dos romenos não faz intervalos de almoço, ao passo que na Holanda 18% dos inquiridos repete diariamente a mesma refeição. Os espanhóis são do povo que almoça mais tarde: entre as 13:00 e as 14:00.

O estudo foi efetuado entre os dias 12 e 20 de setembro via online e abrangeu uma amostra de 8058 adultos europeus com idades superiores a 18 anos, oriundos de países como a Roménia, Holanda, Itália, Portugal, Polónia, Suécia, Áustria, Bélgica e Espanha.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt