Valor das compras quase duplicou em relação ao valor médio do mês de novembro. Super e hipermercados foi onde se registou o maior número de compras..Esta Black Friday, o valor médio gasto por cartão foi 80,1 euros, superior ao registado no ano passado (78 euros). O valor refere-se a todas as operações processadas pela SIBS, entidade gestora da rede de multibanco, incluindo os pagamentos efetuados pelo MB Way e MB Net..De acordo com os dados da gestora do multibanco, o valor das compras nesta sexta-feira negra - 29 de novembro - quase duplicou em relação ao valor médio do mês de novembro.."Esta Black Friday superou em praticamente tudo a do ano passado. Em 2018, tinha sido um dia relevante para as compras e para a utilização da rede multibanco", refere Maria Antónia Saldanha, da SIBS. "As transações processadas por segundo bateram o valor do dia 24 de dezembro do ano passado"..As compras online representaram 10,4% do total, registando uma subida de 1,8% face ao ano passado. O período com mais compras foi das 20h00 às 21h00, mas o pico verificou-se bem cedo, pelas 08h24. "Foi ais cedo do que no ano passado, notando-se que as pessoas estão à espera deste dia para fazer algum aproveitamento de compras.".Os dados revelam ainda que Vila Real, Castelo Branco, Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Corvo e Flores foram as geografias onde se verificou um maior rácio do número de compras face ao mês de novembro.."São eventualmente localizações onde não há tanto número de compras ou este é mais estável e particularmente nessa ocasião há picos. E por isso a variação sente-se com maior preponderância", explica a responsável da SIBS..Nos distritos, onde onde o volume de compras é tipicamente alto, a variação não é tão acentuada, como por exemplo, Lisboa, Porto e Setúbal. "No ano, de forma transversal, Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com maior transacionalidade, sendo também os distritos com maior densidade urbana.".Foi nos super e hipermercados onde se registou o maior número de compras neste dia (22,9%), seguindo-se os serviços de catering e restauração (17,1%) e moda e acessórios (13,2%).."Apesar de a tecnologia ser um segmento relevante, não é o que teve maior número de compras", indica Maria Antónia Saldanha. "É interessante ver que há muita gente que aproveita a Black Friday para fazer um consumo em super e hipermercados - está em primeiro lugar -, o que significa que também os consumidores aproveitam estas promoções para se calhar fazer as compras para a preparação do Natal ou da Passagem de Ano.".Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia