Foi esta a principal conclusão do estudo efetuado pela empresa de estudos de mercado GfK, "Portugal 2013: Cidadãos digitais, Consumidores Analógicos", que analisou o comportamento e consumo da população portuguesa face ao mundo digital..A população portuguesa que utiliza a Internet de forma regular (51%) e o número de indivíduos que já efetuou compras online (16%) aumentou relativamente a 2011, no entanto a população portuguesa mantém um perfil tendencialmente tradicional. 84% dos indivíduos inquiridos nunca realizou uma compra através da Internet, sendo que, destes, 48% não o faz por falta de hábito ou por desconhecimento, 26% por falta de segurança/receio de serem burlados e, mais relevante, 23% porque prefere efetuar as suas compras na loja e/ou ver o produto fisicamente..Para os 16% que já efetuaram compras na Internet, roupa, calçado e acessórios são os principais produtos a serem adquiridos, cerca de 40%, 23% viagens e/ou bilhetes de avião, 21% livros e CD de música, 21% equipamentos de telecomunicações e 20% bilhetes para espetáculos.